segunda-feira, 3 de junho de 2024

Texto dramático, elaborado pelos alunos de Clube de Leitura, Escrita e Dramatização, baseado na obra: "A Fada Oriana", de Sophia de Mello Breyner Andresen .

 

CLUBE DE LEITURA, ESCRITA E DRAMATIZAÇÃO

A Fada Oriana

I ATO

Narrador: Certo dia, andava Oriana a passear pela floresta, quando surgiu a Rainha das Fadas.

Rainha das Fadas: Oriana, como és uma boa menina, vou-te transformar numa fada. Toma estas asas e esta varinha de condão.

Oriana: Muito obrigada, Rainha das Fadas. O que tenho de fazer?

Rainha das Fadas: Tens que tomar conta da floresta e de todos os que aqui vivem.

Oriana: Quais são as minhas tarefas?

Rainha das Fadas: Tens que ajudar a velha, limpar a casa do lenhador, tomar conta dos filhos do moleiro, proteger os animais e regar as plantas.

Oriana: Está bem! Prometo cuidar de tudo e de todos.

Narrador: A partir, desse dia, Oriana espalhou toda a sua bondade por onde passava.

 

II ATO

 

Narrador: Certa tarde, Oriana viu um peixinho a morrer asfixiado e colocou-o dentro do riacho.

Peixe: Obrigado, Oriana! Salvaste-me a vida.

Oriana: O que te aconteceu, peixinho?

Peixe: Dei um salto atrás de uma mosca e caí no meio das ervas.

Narrador: Nesse momento, Oriana olhou para a água e viu o reflexo da sua imagem.

Oriana: Oh, como sou tão bela! Nunca me tinha visto!

Peixe: Sim, sim... és mesmo bonita, mas ainda podes ser mais charmosa!

Oriana: Mas como? O que tenho de fazer?

Peixe: Precisas de pentear os teus cabelos, decorá-los com flores e colocares um magnífico colar de pérolas.

 

III ATO

 

Narrador: A certa altura, surge a Rainha das Fadas.

Rainha das Fadas: Oriana! O que tens andado a fazer?

Peixe: Ela tem estado sempre comigo, a contemplar a sua beleza e a ouvir os meus elogios.

Oriana: Perdão, Rainha das Fadas! Estou tão arrependida!

Rainha das Fadas: Faltaste à tua promessa e abandonaste a floresta. Vais ficar sem asas e sem a varinha de condão.

Oriana: Não, não, por favor! Não quero deixar de ser uma fada.

Rainha das Fadas: Só voltarás a ser uma fada, quando reparares todo o mal que provocaste.

Narrador: E foi assim, que a Rainha das fadas castigou o narcisismo de Oriana.

 

Sem comentários: