segunda-feira, 3 de junho de 2024

Newton gostava de Ler!

 


No âmbito da atividade “Newton gostava de ler!- Criação de dunas”, dinamizada nas aulas de Ciências Naturais, os alunos das turmas D, E, F, H e I do 7.º ano foram convidados a elaborar uma história inspirada na obra “Diógenes”, tendo nascido pequenos contos  com muita criatividade.

O tema comum foi “Coleções”, à semelhança do que foi abordado em “Diógenes”. A partir deste tema, a imaginação podia voar sem limites.


A coleção do Gonçalo

 

Era uma vez um rapaz chamado Gonçalo. Ele fazia parte de uma família de colecionadores.

Toda a sua família colecionava alguma coisa: a sua mãe colecionava brincos de todos os feitios, provenientes de todos os países e de todos os materiais já descobertos.

O pai também era um grande colecionador, colecionava  canas de pesca. Tinha canas de bronze, madeira, bambu, plástico, ferro, aço, canas de todos os materiais .

A sua irmã mais velha, colecionava minerais e pedras e tinha uma grande coleção. Até ouro, prata e diamante ela tinha, mas num cofre que ficava no seu quarto. Ela todos os fins-de-semanas trazia da praia pelo menos uma pedra.

Todas as semanas o quiosque da cidade anunciava que ia vender uma pequena amostra de mineral. E, claro, ela  logo ia comprar.

A família guardava os objetos de maior dimensão das suas coleções na grande garagem que tinham. Parecia um museu!

Gonçalo era novo e ainda não tinha nenhuma coleção. Um dia ele perguntou ao pai:-  Pai, o que é uma coleção?, ao que o pai respondeu:- É algo de que gostas muito e que queres ter em grande quantidade e de todos os tipos; algo que sempre que observares te vais orgulhar,  por ser tão raro e tão único.

Gonçalo ficou o dia todo a pensar do que gostava muito.

Ele adorava de ler, mas ele só gostava daqueles livros que tinham imagens.

Sempre que lia e olhava para as imagens sentia que estava dentro da história.

Inicialmente o Gonçalo considerou fazer uma coleção de livros, mas ele pensou:

- Se eu fizer uma coleção de livros, ninguém vai querer ver, porque uma biblioteca tem livros muito raros e muito antigos.

Ele adorava ver filmes e desenhos animados de super heróis. O Gonçalo sabia que não dava para colecionar todos os filmes e desenhos animados de super heróis,

então decidiu perguntar à irmã como poderia iniciar uma coleção. A irmã respondeu:

- Gonçalo, do que é que tu gostas muito?

- Eu gosto de ler e de super heróis - respondeu o Gonçalo.

- Então Gonçalo, o que achas da ideia de fazeres coleção de livros de banda desenhada de super heróis? - perguntou a irmã.

- O que é isso? É alguma espécie de “guarda filmes” e “guarda livros”? - perguntou o Gonçalo curioso.

- Não, Gonçalo, é um livro com imagens que podem ter super heróis ou outros personagens - respondeu a irmã sorrindo.

- Até acho que o quiosque vende banda desenhada de super heróis - disse a irmã.

Então, a família foi com o Gonçalo ao quiosque para comprar um livro de banda desenhada.

Quando lá chegaram o Gonçalo ficou admirado com a quantidade e variedade de livros de banda desenhada que o quiosque tinha. Compraram só uma, para o Gonçalo ver se gostava.

Quando ele chegou a casa, foi logo para o quarto ansioso por ler a banda desenhada que tinha acabado de comprar. Em menos de uma hora o Gonçalo já tinha lido todo o livro. E adorou!  No dia seguinte a família decidiu comprar  mais 5 livros de banda desenhada para aumentar a coleção.

Atualmente, passados muitos anos, o Gonçalo tem um grande museu só com livros de banda desenhada de super heróis.

No seu museu tem um quadro onde está escrito: “Tu também podes ter uma coleção, basta descobrires do que gostas e que te faz feliz“.

Gabriel Sousa, 7ºE

Sem comentários: