No dia vinte e um de Janeiro, as turmas do 9º ano da Escola E.B.2,3 Fernando Pessoa acompanhadas pelas respectivas Professoras de Língua Portuguesa e Directoras de Turma foram ao teatro.
Deslocaram-se ao Auditório de São Mamede - Salão Paroquial de Perafita – Matosinhos para assistir à dramatização da obra “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, pela companhia de teatro lisboeta”O Sonho”.
Os alunos tiveram oportunidade de consolidar o estudo desta obra ocorrido durante o primeiro período na disciplina de Língua Portuguesa.
Para além do grande interesse desta actividade, há a salientar o salutar convívio entre todos.
O “Auto da Barca do Inferno” é uma peça de riqueza excepcional, desenrolando-se em vários planos e dilatando-se em várias dimensões. É uma evocação de certos tipos sociais do Portugal quinhentista, que ainda hoje se mantêm actuais. É também uma sátira (crítica) feroz contra os grandes e poderosos, não poupando os pecadores de condição mais modesta. Ao mesmo tempo que é uma meditação terrificante (que causa terror) sobre os mistérios do “Além”, é uma peça de franca comicidade. A encenação criou um espectáculo divertido, apelativo, sendo um dos momentos altos a interactividade com o público, o que provoca grande entusiasmo entre a assistência.
Sem comentários:
Enviar um comentário