sexta-feira, 27 de março de 2009

Palestra sobre “O amor é...” pelo índio Kuna Cebaldo Inawinapi

No dia 19 de Fevereiro, pelas 17 horas realizou-se no polivalente da nossa escola, uma palestra sobre “O amor é...” cujo orador, antropólogo de formação e também índio kuna. Chama-se Cebaldo de León Inawinapi, está radicado em Portugal e é investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O orador falava, segundo ele, “portunhol”, que é o cruzamento da língua portuguesa com a língua espanhola, mas que nos permitiu perceber todo o seu discurso. Ficámos a saber que o povo Kuna (60.000 pessoas) vive num arquipélago, constituído por 366 ilhas, distribuídas ao longo da costa do Panamá, no mar das Caraíbas, na América Central. Este arquipélago chama-se Kuna Yala e também possui uma floresta tropical.

As imagens que o orador projectou mostraram vários aspectos da vida dos índios no seu quotidiano. Concluímos que este povo vive em harmonia com a natureza e entre si. Segundo Cebaldo Inawinapi, a única “arma” que conhecem é o diálogo e a troca de opiniões.

O orador trouxe consigo algumas “molas” que são confecções decorativas de tecidos, trabalhados com a técnica do chamado bordado aplicado, elaboradas com vistosos têxteis de diferentes cores. Este trabalho artesanal dá origem a variadas aplicações entre as quais as túnicas que as mulheres Kuna usam e que é também uma fonte de rendimento.

Agradecemos à Dr.ª Manuela, professora de História, dinamizadora do Projecto Equal, na nossa Escola, pelo facto de nos ter proporcionado esta palestra ao ter convidado o Dr. Cebaldo Inawinapi, que nos permitiu conhecer uma cultura diferente e enriquecedora, com experiências de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.

7.º Ano/Turma G

Ana, Bebiana, Cátia, Diana, Joana, Rui e Samuel

Prof.ª Luísa Pintado – APA a Língua Portuguesa


Sem comentários: