domingo, 21 de outubro de 2007


DIA INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

22 de OUTUBRO de 2007



22 de Outubro é o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares. Como muitas outras escolas por todo o Mundo, o Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa celebrará este dia com algumas actividades dirigidas à comunidade escolar. O objectivo deste dia é chamar a atenção para a importância das bibliotecas escolares na educação das crianças. Estudos continuam a mostrar que os alunos conseguem atingir mais nos seus trabalhos escolares se a sua Escola possuir uma Biblioteca Escolar, com bons livros e um plano de actividades complementares e de apoio às actividades lectivas.
Este ano, o dia é comemorado sob o tema "APRENDER MAIS E MELHOR NA BIBLIOTECA ESCOLAR". É assim que a Equipa de Coordenação da Biblioteca propõe à Escola o projecto "Menos pesquisa; melhor pesquisa". Este projecto inclui um "Guia prático de apoio ao trabalho do aluno", vários dossiers temáticos sobre os sub-temas dos trabalhos de área de projecto, constituídos por folhetos e por páginas de internet. Foram pensados para "Área de projecto", mas a sua aplicação poderá ir mais longe. É, ainda, proposto um conjunto de fichas de leitura de diversos tipos de documentos que constituirão um auxiliar importante do trabalho. Estes materiais estarão em exposição na sala anexa à dos Professores, durante todo o dia. Todos estes documentos serão colocados em todos os computadores da Escola (já foram incluídos nas canetas de memória atribuídas aos professores de Área de Projecto).
O lançamento deste blog também procura assinalar este dia; de facto, a partir de hoje, a Biblioteca Escolar proporciona a todos um espaço de partilha on-line, onde todos poderão dar as suas opiniões e fazer as suas sugestões.
Na Biblioteca, terá lugar um conjunto de actividades para os alunos... Destacamos a divulgação do desdobrável "Direitos, deveres e regras de comportamento do aluno na Biblioteca Escolar" e a actividade "Para marcar o meu livro" na Biblioteca. Participa!

Sem comentários: