terça-feira, 4 de maio de 2010

A Páscoa na Biblioteca

Na Biblioteca, as comemorações da Páscoa foram assinaladas com uma exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos da turma do 7ºB da Professora Júlia Silva.
Além dos trabalhos apresentados, os alunos pesquisaram e elaboraram um cartaz sobre o significado dos diversos símbolos tradicionais da Páscoa.




O Escritor do mês/ O livro do mês

Cá estamos de novo para dar conta desta actividade, neste 2º período, que está quase, quase a terminarA obra escolhida foi a Lua de Joana de Maria Teresa M. Gonzalez, mais adequada para os alunos do 3º ciclo. A nossa turma não teve participantes. Fica para o ano, quando já melhor entendermos o que atormentava a Joana…

Mas em contrapartida, no concurso da escritora do mês, marcámos presença… A Cláudia e a Anita ganharam quando foi a Alice Vieira…

Como a escritora Ana Saldanha respondeu ao convite da biblioteca, visitou a nossa escola e seduziu a atenção dos alunos, falando da sua obra e do modo de ser escritor.

A melhor maneira de a homenagear foi escolhê-la como a escritora do mês de Março. A biblioteca tem várias obras suas o que facilitou o concurso! As vencedoras foram a Eduarda e a Carolina, que tiveram a honra de receber um livro autografado por ela!

E pronto, aqui ficam as novidades fresquinhas desta actividade…Não se esqueçam, podem sempre dar uma espreitadela nos placards da biblioteca e ver qual a obra ou escritor que está a concurso…e toca a concorrer!...

A turma do 5º J

INDAQUA na Biblioteca

Decorreram na Biblioteca Escolar sessões de trabalho laboratorial dinamizadas pela INDAQUA e promovidas pelos Professores de Ciências.

Aqui fica o registo fotográfico:

1 – Qual é a terra natal da escritora?

2 – Refere a sua formação académica

3 – Em que ano publicou o seu primeiro livro? Como se chamava?

4 – Refere os prémios que recebeu, até ao momento.

5 – Indica o público-alvo da sua obra.

6 – Informa-te e indica o nome dos livros desta autora, existentes na nossa biblioteca.

7 – Já leste algum livro da sua autoria? Diz qual o título e escreve a tua opinião sobre o mesmo.

8 – Se tivesses oportunidade de falar com ela, o que gostarias de lhe perguntar?


Em que consiste esta actividade.

·Trata-se de um concurso que pretende desenvolver a participação dos alunos, orientando-os para a pesquisa.

·Mensalmente os alunos podem responder a algumas perguntas sobre um livro escolhido.

·Após a correcção das respostas, sorteia-se um vencedor, a quem será atribuído um prémio.

·A selecção das respostas é feita por um professor da biblioteca.

·Podem participar todos os alunos.


· As respostas às perguntas devem ser entregues na Biblioteca, acompanhadas de nome, número, turma e ano.


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

9 de Fevereiro de 2010: Dia Europeu da Internet Segura

Ao navegar na Internet, lê atentamente todas as mensagens com avisos de sistema que possam surgir. Alguns poderão dar origem à instalação de programas concebidos para roubar informação do sistema e enviá-la para terceiros mal intencionados ou, até mesmo, apenas para danificar o seu computador.

Para aumentar a segurança do teu computador pessoal, basta seguir alguns conselhos simples e básicos, que protegem o computador de muitos dos problemas identificados.

Utiliza uma firewall: desta forma estarás a impedir o acesso ao seu computador por parte de estranhos, através da Internet; ex: ligar-se à Internet sem uma firewall é como deixar a porta de sua casa aberta.

Actualiza o computador: garantir que o sistema operativo e programas instalados apresentam as últimas actualizações é um importante reforço de segurança do computador; ex: tal como um carro, o computador também necessita de manutenção.

Instala Antivirus e AntiSpyware: é importante que o computador tenha estes programas instalados e actualizados, já que permitem detectar, anular e eliminar os vírus e spywares informáticos; ex: o computador com um vírus instalado tem um funcionamento mais lento do que é habitual.

Utiliza canais seguros nas suas transacções na Internet. Se na barra de endereço do teu navegador aparecer https://, significa que está num canal seguro. Adicionalmente, deverá aparecer um ícone representando um cadeado ou uma chave.

Configura o seu navegador da Internet para bloquear pop-ups. Muitas vezes pode acontecer, em sites da Internet pouco fidedignos, que os pop-ups transportem código malicioso de informações enganadoras e/ou de endereços manipulados.

Certifica-te que os sites que visitas são fidedignos evitando assim cair em esquemas de phishing. Nunca sigas os endereços que te são enviados por correio electrónico, mensagens instantâneas ou em pop-ups.

Não uses o teu nome verdadeiro. Não deverás usar o teu nome verdadeiro como identificador de entrada em qualquer sala de conversação ou aplicação de mensagens instantâneas. Mesmo uma alcunha poderá ser suficiente para te identificar.

Nunca divulgues informação pessoal. Não deverás revelar onde vives, que idade tens, o teu nome verdadeiro, escola ou local de trabalho, ou qualquer outra informação que te identifique a ti ou à tua família.

Nunca combines encontros com estranhos. Mas se combinares, deverás garantir que vais acompanhado com alguém responsável e que mais pessoas estão informadas sobre o teu paradeiro.

Não aceites ficheiros enviados por quem não conheces. É muito comum os sistemas informáticos serem infectados com vírus, cavalos de Tróia ou spywares enviados por correio electrónico ou directamente através da aplicação de conversação on-line. Mesmo de utilizadores que conheces, garante que tem um antivírus instalado e analisa cuidadosamente tudo o que te for enviado.

Fonte: http://www.seguranet.pt/

Um último conselho:
NÃO ACREDITES EM TUDO O QUE VÊS NA INTERNET!!!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Jornal "Negócios" distribuído na Biblioteca


Desde hoje, o Jornal "Negócios", de Santa Maria da Feira, é distribuído na Biblioteca. Trata-se de uma publicação gratuita com uma tiragem mensal de 40 000 exemplares. Espera-se que seja lido pelos alunos e que contribua para o desenvolvimento de hábitos de leitura.
À empresa proprietária desta publicação agradece-se ter respondido tão solicitamente ao pedido feito pela Cordenação da Biblioteca Escolar.

Hora do Conto (4)

A "Hora do Conto" é uma actividade desenvolvida pela Profª Maria do Carmo Tavares, no Âmbito do Plano de Actividades da Biblioteca Escolar.

O rapaz invisível


Numa cidade, havia um rapaz muito pobre. Não tinha pais, vivia sozinho debaixo da ponte e vendia jornais para se sustentar.
Um dia, leu na primeira página de um jornal “O Dr. Inventino descobriu uma poção de invisibilidade.”
O rapaz entrou em casa do Dr. Inventino, pois a porta estava aberta. Ele descobriu a poção e bebeu-a. Já invisível, começou a correr e pensou que podia dormir onde quisesse. Foi para a casa do presidente, em Belém. Visitou o palácio inteiro e foi à sala de armas. Deu um tiro que soou por todo o palácio, começou a correr, mas, tropeçou no cão do presidente que o encontrou.
Os ministros decidiram que ele, sendo invisível, devia ajudar o país.
Certo dia, estava sentado na margem de um rio e caiu à água. Tinham-no empurrado sem querer, pois ele era invisível.
Ele não sabia nadar. Um barco veio ao seu encontro para o salvar, mas, como ele era invisível, ninguém o viu.

Trabalho realizado por: Ana Filipa,
André,
Ana Amaral e
Filipe Pinho do 6º E

Hora do Conto (3)

A "Hora do Conto" é uma actividade desenvolvida pela Profª Maria do Carmo Tavares, no Âmbito do Plano de Actividades da Biblioteca Escolar.

Um rapaz invisível

Depois de cair do barco, bateu com a cabeça numa rocha, e desmaiou…
Quando acordou deu por si numa ilha distante. Era uma ilha bastante grande, com uma floresta cerrada, no meio.
Passados vários anos naquela ilha, ainda invisível, sustentando-se de frutos exóticos, aventurou-se pela floresta dentro…de repente, tropeçou numa garrafa de vidro, que por acaso tinha um papel lá dentro. Abriu a garrafa e tirou o papel. Retirou-o da garrafa, virou-o, virou-o, virou-o…e exclamou:
-Que quererá dizer isto? Será um mapa, um enigma ou um aviso?
De surpresa, apareceu um pirata. Mirando aquele fenómeno, suspirou:
-Olá, rapaz!
- O quê? Tu consegues ver-me? - Perguntou ele, atrapalhado, sem saber o que pensar.
-Claro que consigo!
-Então, mas como, se eu sou invisível, como consegues ver- me tão bem?
- Ora, também sou invisível e os invisíveis vêem-se uns aos outros.
- Consegues ler este papel?
- Não é um simples papel, é um mapa que te levará à poção do passado.
Juntos partiram à procura da poção. Quando a encontraram, repararam que não eram duas poções. Ficaram confusos. O rapaz invisível arriscou, pegou no primeiro frasco e bebeu, num golo.
Depois de umas fortes luzes, das cores mais variadas, observou que estava no passado, no tempo dos dinossauros-rex, que vinham ao seu encontro. Bebeu o outro frasco que ainda tinha na mão e logo surgiram aquelas misteriosas luzes. De repente, viu-se a vender jornais e, vestido, com roupas e várias cores. Olhou para o jornal e reparou numa notícia do jornal ”Doutor Inventino descobre poção para a invisibilidade” e pensou:
- Já vivi o meu sonho, sou livre…
Trabalho realizado por:
Beatriz
Rita Lima
Rita Rocha
Filipa
Bruna e Catarina
do 6º E

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Concurso: FALA, ESCREVE, ACERTA E …GANHA!”,

No passado dia 26 de Janeiro de 2010, as alunas do 6ºano, Ana Luísa Almeida, Patrícia Farias e Rita Santos, deslocaram-se à RTP, a Vila Nova de Gaia, juntamente com a professora de Língua Portuguesa Maria do Carmo Tavares, para participarem no programa, “ Concurso: FALA, ESCREVE, ACERTA E …GANHA!”, orientado pelo apresentador Pedro.
O Livro explorado neste programa, foi “ O Senhor que vivia na Lua e outras histórias divertidas”. O concurso constou de perguntas de interpretação, gramática, palavras cruzadas, rimas e uma prova de leitura.
A nossa equipa chamava-se as Fogacinhas e a outra, eram os Filigramas que vieram da Escola EB 2,3 da Póvoa do Lanhoso.
A equipa vencedora do concurso, incluindo a prova de leitura, foram as fogacinhas da escola EB 2,3 Fernando Pessoa, sendo os elementos premiados individualmente com uma Diciopédia 2010 e um livro para a biblioteca da nossa escola.
A participação no concurso, “ FALA, ESCREVE, ACERTA E …GANHA!”, foi uma experiência inesquecível. Vivemos momentos de muita emoção, alegria e esperança!...
Gostei muito de participar neste programa!
Ana Luísa de Sá Almeida, 6º C

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Hora do Conto (2)

A "Hora do Conto" é uma actividade desenvolvida pela Profª Maria do Carmo Tavares, no Âmbito do Plano de Actividades da Biblioteca Escolar.

Trabalhos feitos pelos alunos do 5ºD com base no livro "Três Histórias do Futuro" de Luísa Ducla Soares.



Autor: Maria Dias

Autor: Maria Inês

Autor: Beatriz

Autor: Inês Almeida

Autor: João Fernandes

Comemorações do Centenário da República (2)

Concurso: A República - O meu discurso em 2010

A Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, em parceria com a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e o Plano Nacional de Leitura, abre de 23 de Novembro a 14 de Maio de 2010 um concurso dirigido às escolas, que se destina a premiar trabalhos concebidos e elaborados nas escolas sob a orientação dos professores.

Este concurso tem por objectivo a elaboração de um texto escrito, sob a forma de discurso, que resulte de uma reflexão dos jovens sobre o modo como olham, sentem e vivem os ideais e valores republicanos na sociedade actual e como gostariam que os mesmos se projectassem e renovassem na sociedade portuguesa do futuro.

O texto do discurso premiado será lido, pelo seu autor, na cerimónia oficial das Comemorações do Centenário da República, no dia 5 de Outubro de 2010.

Regulamento, formas de participação e outras informações em http://centenariorepublica.pt/escolas/concursos-abertos .