Além dos trabalhos apresentados, os alunos pesquisaram e elaboraram um cartaz sobre o significado dos diversos símbolos tradicionais da Páscoa.



Biblioteca Escolar | Escola Básica Fernando Pessoa | Santa Maria da Feira



Cá estamos de novo para dar conta desta actividade, neste 2º período, que está quase, quase a terminar…
A obra escolhida foi a Lua de Joana de Maria Teresa M. Gonzalez, mais adequada para os alunos do 3º ciclo. A nossa turma não teve participantes. Fica para o ano, quando já melhor entendermos o que atormentava a Joana…
Mas em contrapartida, no concurso da escritora do mês, marcámos presença… A Cláudia e a Anita ganharam quando foi a Alice Vieira…
Como a escritora Ana Saldanha respondeu ao convite da biblioteca, visitou a nossa escola e seduziu a atenção dos alunos, falando da sua obra e do modo de ser escritor.
A melhor maneira de a homenagear foi escolhê-la como a escritora do mês de Março. A biblioteca tem várias obras suas o que facilitou o concurso! As vencedoras foram a Eduarda e a Carolina, que tiveram a honra de receber um livro autografado por ela!
E pronto, aqui ficam as novidades fresquinhas desta actividade…Não se esqueçam, podem sempre dar uma espreitadela nos placards da biblioteca e ver qual a obra ou escritor que está a concurso…e toca a concorrer!...
A turma do 5º J
1 – Qual é a terra natal da escritora?
2 – Refere a sua formação académica
3 – Em que ano publicou o seu primeiro livro? Como se chamava?
4 – Refere os prémios que recebeu, até ao momento.
5 – Indica o público-alvo da sua obra.
6 – Informa-te e indica o nome dos livros desta autora, existentes na nossa biblioteca.
7 – Já leste algum livro da sua autoria? Diz qual o título e escreve a tua opinião sobre o mesmo.
8 – Se tivesses oportunidade de falar com ela, o que gostarias de lhe perguntar?
| Em que consiste esta actividade. ·Trata-se de um concurso que pretende desenvolver a participação dos alunos, orientando-os para a pesquisa. ·Mensalmente os alunos podem responder a algumas perguntas sobre um livro escolhido. ·Após a correcção das respostas, sorteia-se um vencedor, a quem será atribuído um prémio. ·A selecção das respostas é feita por um professor da biblioteca. ·Podem participar todos os alunos.
|
· As respostas às perguntas devem ser entregues na Biblioteca, acompanhadas de nome, número, turma e ano.
Ao navegar na Internet, lê atentamente todas as mensagens com avisos de sistema que possam surgir. Alguns poderão dar origem à instalação de programas concebidos para roubar informação do sistema e enviá-la para terceiros mal intencionados ou, até mesmo, apenas para danificar o seu computador.

Rita Santos, deslocaram-se à RTP, a Vila Nova de Gaia, juntamente com a professora de Língua Portuguesa Maria do Carmo Tavares, para participarem no programa, “ Concurso: FALA, ESCREVE, ACERTA E …GANHA!”, orientado pelo apresentador Pedro.
EB 2,3 da Póvoa do Lanhoso.
Este concurso tem por objectivo a elaboração de um texto escrito, sob a forma de discurso, que resulte de uma reflexão dos jovens sobre o modo como olham, sentem e vivem os ideais e valores republicanos na sociedade actual e como gostariam que os mesmos se projectassem e renovassem na sociedade portuguesa do futuro.
O texto do discurso premiado será lido, pelo seu autor, na cerimónia oficial das Comemorações do Centenário da República, no dia 5 de Outubro de 2010.
Regulamento, formas de participação e outras informações em http://centenariorepublica.pt/escolas/concursos-abertos .