quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

9 de Fevereiro de 2010: Dia Europeu da Internet Segura

Ao navegar na Internet, lê atentamente todas as mensagens com avisos de sistema que possam surgir. Alguns poderão dar origem à instalação de programas concebidos para roubar informação do sistema e enviá-la para terceiros mal intencionados ou, até mesmo, apenas para danificar o seu computador.

Para aumentar a segurança do teu computador pessoal, basta seguir alguns conselhos simples e básicos, que protegem o computador de muitos dos problemas identificados.

Utiliza uma firewall: desta forma estarás a impedir o acesso ao seu computador por parte de estranhos, através da Internet; ex: ligar-se à Internet sem uma firewall é como deixar a porta de sua casa aberta.

Actualiza o computador: garantir que o sistema operativo e programas instalados apresentam as últimas actualizações é um importante reforço de segurança do computador; ex: tal como um carro, o computador também necessita de manutenção.

Instala Antivirus e AntiSpyware: é importante que o computador tenha estes programas instalados e actualizados, já que permitem detectar, anular e eliminar os vírus e spywares informáticos; ex: o computador com um vírus instalado tem um funcionamento mais lento do que é habitual.

Utiliza canais seguros nas suas transacções na Internet. Se na barra de endereço do teu navegador aparecer https://, significa que está num canal seguro. Adicionalmente, deverá aparecer um ícone representando um cadeado ou uma chave.

Configura o seu navegador da Internet para bloquear pop-ups. Muitas vezes pode acontecer, em sites da Internet pouco fidedignos, que os pop-ups transportem código malicioso de informações enganadoras e/ou de endereços manipulados.

Certifica-te que os sites que visitas são fidedignos evitando assim cair em esquemas de phishing. Nunca sigas os endereços que te são enviados por correio electrónico, mensagens instantâneas ou em pop-ups.

Não uses o teu nome verdadeiro. Não deverás usar o teu nome verdadeiro como identificador de entrada em qualquer sala de conversação ou aplicação de mensagens instantâneas. Mesmo uma alcunha poderá ser suficiente para te identificar.

Nunca divulgues informação pessoal. Não deverás revelar onde vives, que idade tens, o teu nome verdadeiro, escola ou local de trabalho, ou qualquer outra informação que te identifique a ti ou à tua família.

Nunca combines encontros com estranhos. Mas se combinares, deverás garantir que vais acompanhado com alguém responsável e que mais pessoas estão informadas sobre o teu paradeiro.

Não aceites ficheiros enviados por quem não conheces. É muito comum os sistemas informáticos serem infectados com vírus, cavalos de Tróia ou spywares enviados por correio electrónico ou directamente através da aplicação de conversação on-line. Mesmo de utilizadores que conheces, garante que tem um antivírus instalado e analisa cuidadosamente tudo o que te for enviado.

Fonte: http://www.seguranet.pt/

Um último conselho:
NÃO ACREDITES EM TUDO O QUE VÊS NA INTERNET!!!

Sem comentários: