segunda-feira, 18 de março de 2024

Semana da Leitura (1)

Tradições e costumes dos nossos avós
Festividades religiosas e pagãs
Páscoa



Entrevista

Entrevistador: Gabriel Gomes Mendes; 10 anos; São Miguel de Souto
Entrevistado: Arlindo Manuel Gomes Leite; 59 anos; São Miguel de Souto

Entrevistador: Avô, podia contar-me por favor, como festejava/comemorava a
Páscoa na sua juventude?

Entrevistado: Recordo-me que a minha mãe Rosa pedia a mim e aos meus três
irmãos: Albano, António e Manuel, para limparmos a casa toda, pois íamos abrir
a porta ao senhor padre. No domingo de Páscoa, a minha mãe colocava verdes
à porta da entrada, para identificar a casa onde o padre poderia entrar. Os meus
pais, António e Rosa, vestiam-me a mim e aos meus irmãos com a roupa menos
remendada. Na mesa da sala, os meus pais colocavam um prato com uma
laranja e vinte escudos, que hoje em dia equivale a dez cêntimos. Quem podia,
colocava no prato também umas amêndoas e o senhor padre guardava num
saco, que depois dava às crianças mais pobres. Lembro-me de andar atrás do
senhor padre com os meus irmãos, para ele nos dar amêndoas. Antigamente,
para o almoço, a minha mãe fazia sempre arroz de frango e de sobremesa, a
deliciosa aletria. À tarde, vinham os meus padrinhos, Arlindo e Fernanda, a casa
dos meus pais, para me entregar o folar. Na maioria das vezes, recebia roupa e
ficava muito feliz. Os meus pais não tinham dinheiro, pois éramos muitos filhos e
a vida muito dura e difícil.

Oh, meu neto, tenho boas recordações desses tempos!
Entrevistador: Muito obrigado avô, pela sua colaboração na realização desta
entrevista, onde aprendi mais sobre as tradições e costumes antigos.

Sem comentários: