quarta-feira, 29 de março de 2023

Diário de Escritas

 

Diário de escritas

A equipa da Biblioteca pretende desenvolver um projeto de escrita de textos de diversas tipologias e com diferentes objetivos comunicativos e conta em colaboração dos professores de Português.

Apresentamos um conjunto de  textos que nos foram enviados por alguns dos nossos pequenos escritores: retratos, textos de opinião, recriação de histórias lidas… Ficamos à espera de mais!

“Somos todos escritores, só que alguns escrevem e outros não”. José Saramago

Atreve-te e lança-te à escrita!

 

RETRATOS

                                                                          Maria

A Maria tem 10 anos e os seus apelidos  são Mendes Resende.

Tem os cabelos castanhos como chocolate negro e desgrenhados, testa curta e fina como seda, sobrancelhas que fazem lembrar um autorretrato de Frida Kallo, olhos verdes semelhantes a uma aguarela que tenho, nariz redondo, boca rosada como rosas do campo, queixo redondo e elevado, pele clara e fina como uma folha de papel e rosto oval.

Ela é calma e divertida, bonita, criativa e generosa. Às vezes consegue ser chata, mas, isso é uma das coisas que temos em comum.

É uma boa amiga e muito boa ouvinte para desabafos.

Eu gosto muito da minha amiga e é das amigas mais fiéis que eu tenho.

Bianca Silva Castro 5A

 

A minha prima

 A minha prima recebeu como nome Lara. Tem dezassete anos, é magra, bonita e preocupada.

Ela tem cabelos compridos e castanhos, sedosos e macios. Os seus olhos são também castanhos como o chocolate de leite. O seu nariz é redondinho, a sua boca é vermelhinha como um morango(uma boca que já provou muita coisa!) No geral, a cara dela é fofinha e rosadinha.

Gosta de usar brincos de todos os tamanhos e feitios. Normalmente usa camisolas e casacos, mas também adora usar sweats com calças de ganga, ora largas, ora rasgadas ou largas e rasgadas. Sapatilhas é o seu calçado favorito.

Ela é meiga, simpática, amiga e confiável. Alguns dos seus defeitos são a preocupação e a falta de confiança nela própria.

Na minha opinião, ela é uma pessoa feliz e tem muitos amigos. Gosto da sua forma de ser.

Carolina Neves 5ºA

O Retrato de Luísa 

Estava a folhear o meu livro de Português, quando encontrei uma menina chamada Luísa, de vinte e um anos. Como a achei extraordinária, decidi descrevê-la.

Que linda jovem, com os seus elegantes cachos ruivos e de brilhantes olhos azuis lembrando o céu refletido no rio. Já o seu nariz é comprido, com grandes narinas. A sua boca é pouco sorridente.

 Hoje ela veste uma escura e confortável camisola.

Ela parece muito delicada, com o seu jeito e feitio. Hoje está triste, mas não deixa de ter um ar sonhador.

Eu acho que a Luísa é muito tímida, mas também extrovertida. É como um pavão que se quer esconder!

                                                                                                                         Inês Ferreira, 5º A

                                                                            A minha mãe

A minha mãe chama-se Ana Sofia, tem 42 anos, mas tem cara de uma nova e fresca flor. Ela é alta, tem cabelo loiro como o sol e olhos esverdeados como esmeraldas.

O seu rosto é como um ovo, a sua boca é muito sorridente e feliz. O seu nariz é estreito e arrebitado.

A minha mãe é uma pessoa muito simpática e gosta de ajudar os outros e, por isso, é enfermeira. Quando se zanga, os seus olhos parecem dois sinais vermelhos, ficam assim, especialmente, quando os filhos se portam mal!

 É uma pessoa que não adora fazer exercício físico, mas esforça-se para ser saudável e, por isso, treina no ginásio duas a três vezes por semana.

A minha mãe é uma pessoa faladora, responsável e honesta. Quando não gosta de alguma coisa, a expressão dela é clara como água.

Eu gosto muito da minha mãe, ela é o meu apoio, o meu farol, o meu porto de abrigo e alegria!

                                                                                                        Joana Miguéis, 5º C

O meu melhor amigo  

      O meu melhor amigo, Felipe, é um garoto muito educado. Ele é gentil e faz-me rir. É muito divertido e também estiloso. Sempre que estou triste, ajuda-me e alegra-me. Ele tem 12 anos e mora no Brasil, em São Paulo. Tem uma irmã mais nova muito fofa e um irmão mais velho que se parece muito com ele. O Felipe tem cabelo castanho, olhos grandes e castanhos como cacau. Também tem um rosto comprido, a boca grande e carnuda, nariz arrebitado e fino. Ele é magro, pequeno e mas forte.

Apesar de ser um ótimo menino, também tem defeitos. Ele é bastante agressivo e violento e às vezes grosseiro e também hipócrita. Mas todos têm defeitos. No entanto, é responsável, honesto e verdadeiro. Ele arruma a casa para os pais, ajuda a cuidar da sua irmã, e muitas outras coisas.

Ele tem tantos problemas e ainda assim é o menino mais incrível e bonito que eu conheço.

                                                                                                  Hellena Chaves,nº13 5ºF

O meu tio

O meu Tio chama-se Diogo e tem 38 anos. Ele é alto, forte e gosta de roupa de cores discretas.

 É uma pessoa muito divertida e por isso tem uma boca muito sorridente. O seu nariz é grande, o cabelo é espinhoso e escuro. O meu tio tem os olhos verdes como natureza e um rosto bonito e de traços delicados.

 Eu gosto muito do meu tio porque ele é brincalhão, está sempre pronto a ajudar e gosta de disciplina como um general.

                                                                                                            Pedro Miguéis, 5º C

Retrato sobre o meu irmão

O meu irmão chama-se Gustavo. É mais novo do que eu, pois tem seis anos.

O seu cabelo é castanho, curto e macio. Os olhos são castanhos semelhantes à cor do chocolate e brilhantes como as estrelas. A sua boca é vermelha tal e qual um morango e sorridente, revelando que adora a sua vida. O rosto dele é oval e expressivo.

Ele é belo e jovem. O Gustavo é simpático, honesto, verdadeiro e cheio de energia.

 Por vezes é indiscreto e inquieto, mas, para mim, ele é o melhor irmão do mundo!

                                                                                    Gonçalo dos Santos Gregório nº 13, 5º A

 

 

Sem comentários: