sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Louvor

 


Parabéns, Matilde!

A equipa da Biblioteca do Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa congratula-se com a assídua e excelente participação da aluna Matilde Silva, do 8º B, nos diversos desafios lançados pela Rede de Bibliotecas/Biblioteca da escola.


E aqui fica mais um excelente trabalho!


Os computadores não substituem os livros. Concordas?


    Atualmente, a tecnologia está a avançar a um ritmo frenético e os novos dispositivos começam a substituir os antigos métodos de comunicar, interagir ou trabalhar. Os computadores e os smartphones estão a popularizar-se e os jovens da nossa sociedade passam o tempo entre os diferentes ecrãs, deixando os livros como um mal necessário para a escola. 

No entanto, acredito que os computadores nunca poderão substituir os livros. Desde os primórdios da civilização humana que o Homem sente necessidade de pôr por escrito os seus feitos, crenças e aprendizagens. A escrita é uma qualidade que, desde cedo, foi ganhando uma crescente importância e atualmente é indispensável e universal. Assim, a escrita está intimamente ligada a outra competência essencial, a leitura. Creio que, mais do que a escrita, a leitura é essencial ao desenvolvimento da sociedade humana. A leitura é um dos melhores passatempos, pois além de ser extremamente divertido e relaxante, também desenvolve inúmeras capacidades. Ao ler, uma criança ou jovem enriquece o seu vocabulário e aumenta a sua fluência, enquanto relaxa mais do que a jogar videojogos, ou a passear. Esta aparente contradição para muitos adolescentes foi provada num estudo da universidade de Sussex. Além disso, o hábito da leitura fomenta a escrita de textos de qualidade superior e permite alcançar melhores resultados na escola. Ler também desenvolve a criatividade, imaginação, perspicácia e sagacidade do leitor. Ler permite-nos viajar para outros mundos, onde tudo é possível, permitindo-nos ter um refúgio só nosso e sermos nós mesmos. Os livros levam-nos a locais longínquos, reais ou imaginários, com as suas descrições pormenorizadas e peripécias infindáveis. Se queremos aprender sobre algum assunto, os livros também são a melhor opção, já que contém sempre informação fidedigna. Estes nossos amigos ensinam-nos muito e fazem-nos sentir felizes. Há livros para todos os gostos e necessidades: romances, livros de ficção, comédias, livros informativos, biografias, entre muitos outros. Graças à sua versatilidade e à sua capacidade de nos divertir, relaxar e ensinar, os livros podem satisfazer todas as nossas necessidades e desejos e são tudo o que precisamos para nos sentirmos felizes.

    Mais acresce que os computadores podem originar vários problemas de saúde, como por exemplo problemas relacionados com a visão ou a postura. Já os livros, por sua vez, além de não terem nenhuma consequência negativa, trazem imensas vantagens e melhorias, podendo até prevenir doenças como Alzheimer.

    Os livros evoluíram desde a sua criação e considero que são a maior e melhor invenção da humanidade. Defendo que os computadores jamais poderão substituí-los e que estes últimos são essenciais à vida, prosperidade e realização humana. Sem livros, como passaríamos o tempo? Como aprenderíamos? Como desenvolveríamos a criatividade, a imaginação, a perspicácia, a fluência e a linguagem? Como preservaríamos o nosso saber e o saber dos nossos antepassados para as gerações futuras? A capacidade de leitura definiu, irremediavelmente, como evolui a sociedade humana e quem somos hoje.

Sem comentários: