quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

 CARTAS AO PAI NATAL

             


 Santa Maria da Feira, 13 de Dezembro de 2020

Olá, Pai Natal!

Espero que esteja tudo bem por aí no Polo Norte. Aqui em Santa Maria da Feira está tudo bem, exceto este “bicho” maluco que anda por aí.

De repente… Tudo ficou diferente. 

Nunca vi um ano igual! Já sei que este ano o Natal será diferente. Mas não será por isso, menos especial, até porque a felicidade é uma coisa que está ao alcance de todos. Ela consiste em ser feliz com o que se tem.

Este ano, estive a pensar e não sei o que te pedir. O melhor presente que me podias dar era mandar para sempre a Covid abalar. Mas isso, certamente, não estará ao teu alcance.

Este ano não vejo ninguém a sorrir. Talvez porque não vejo os lábios, mas também observo os olhos tão apagados… sinto que estão todos ansiosos por dias calorosos, por dias em que partilhamos abraços, por dias afetuosos.

Quando paro e fico a pensar, vejo que tínhamos tanta coisa, que nem lhe dávamos valor. Sinto saudades daqueles momentos em que partilhávamos carinho, alegria, brincadeiras e muitos sorrisos.

Pai Natal, como tu sabes, esta era uma época de muita alegria na minha família. Tantas brincadeiras que fazíamos juntos e até mesmo partidas. Havia gargalhadas a toda a hora. Hoje, até me sinto um pouco triste, por não agradecer a sorte que tinha. 

Queria pedir-te mais uma coisa difícil, ajuda-nos a valorizar aquilo que vale a pena e a partilharmos mais. Ajuda-nos a perceber que o mais importante não é o ter, mas sim o ser.

Costumava pedir-te que ajudasses os homens a construírem a paz e, esse pedido, mais uma vez, te queria fazer.

Termino esta carta, agradecendo-te a tua presença e a tua disponibilidade.

Um beijinho grande a até um dia destes,

Luana Braz, 5º A      

 Sta. Maria da Feira, 12 de dezembro de 2020

Querido Pai Natal,

Espero que esteja tudo bem contigo e com todos os habitantes do Polo Norte.

Este ano foi muito diferente dos anos passados. Logo a seguir ao meu décimo aniversário, chegou a Portugal um vírus muito mau, o Coronavírus. Obrigou-nos a mudar todos os hábitos que tínhamos, deixei de ir à escola e catequese, de estar com amigos e familiares e de praticar atletismo. A parte boa foi poder continuar a ver toda a gente por videochamada.

 Dizem que o planeta ficou muito agradecido com todas estas mudanças, porque mandamos menos gases para a atmosfera, gastamos menos matérias primas, porque compramos menos coisas e poluímos menos as águas e os solos. Por muito que isto tenha ajudado a Terra, quero que passe rápido. Não consigo viver sem os abraços das minhas avós, das festas de pijama na companhia da minha melhor amiga Maria, dos almoços de domingo em família, dos encontros com todos os primos e as brincadeiras tolas do meu primo João.

Este ano trouxe uma outra mudança à minha vida, uma nova escola. Entrei numa escola muito maior, com novos amigos, muitas disciplinas e professores. Gostei muito da nova escola, as únicas partes más são termos de usar máscara e os intervalos de apenas cinco minutos.

Mas chega de falar de mim, conta-me tu, tenho tantas perguntas para te fazer que nem sei por onde começar. Como é que entras pela chaminé? Como fazes as tuas renas voar? Sabes o nome de todas? Consegues mesmo entregar todos os presentes, numa só noite, às crianças de todo o mundo? Não ficas enjoado com tantas bolachas e copos de leite? Sabes ler e falar todas as línguas do mundo? Como se chamam os elfos? Que língua é que falam? Quanto ganham a fazer brinquedos? É verdade que deixas uma pedra de carvão aos meninos malcomportados?

Fico à espera da tua resposta ou da tua visita.

                                                                                                                                               Beijinhos,

                                                                                                                                 Mariana Barbosa, 5º C

P. S Manda cumprimentos meus à Mãe Natal. 




Santa Maria da Feira, 13 de dezembro de 2020

Querido Pai Natal,

Espero que ao receberes esta carta esteja tudo bem contigo e com as tuas amigas renas, isto porque sei que aí no Polo Norte a temperatura está a aumentar e as tuas renas não se devem estar a adaptar muito bem!

Este ano portei-me bem, por isso quero pedir-te o seguinte: um gorro novo, uma pista de carros, um prédio de LEGOS com seis andares…

Quer dizer … nada disso! Quero, mas é um natal simplesmente normal. Sem pandemias ou hospitais a abarrotar e até mesmo sem ouvir falar de confinamentos. Quero apenas passar um Natal normal como nos outros anos. A Família toda reunida, cheirinho a bolos caseiros e outras iguarias, jogos e gargalhadas enquanto aguardamos, com entusiasmo, a tua chegada… enfim a alegria espalhada pela casa!

Espero que este pedido, apesar de difícil, se concretize este ano, pois penso que é o que mais desejam os meninos e meninas da minha idade pelo mundo fora.

Por favor, pensa com carinho no meu pedido.

Aguardo pela tua resposta.

Beijinhos do

Xavier Santos, 5º E

Querido Pai Natal….

Este ano pensei muito no meu presente e cheguei à conclusão de que vou escolher o melhor presente de toda a minha vida! 

Este ano eu quero tocar na lua! A lua é tão bonita que me deixa curioso… então, como me portei bem este ano, decidi arriscar algo tão grande como isto. 

No início, pensei em pedir um foguete e chegar à lua, mas não gosto de viagens lentas e longas e parecia-me entediante ficar fechado num cilindro voador. Então pensei todas as noites numa solução até encontrar o presente perfeito! 

Este ano eu quero uma montanha-russa! Uma tão grande, tão grande que chegue tão perto que só tenha de me esticar para tocar na belíssima lua, uma tão radical que me faça sentir os pés a tremer como se estivesse no polo norte, uma tão incrível que possa subir e depois descer a toda a velocidade de forma a ninguém ver nada mais que um pequeno ponto e que me faça chegar a tempo do jantar! Mas também tem de caber no meu quintal ou talvez no quintal da avó. 

Mas…serás tu capaz de tal? Sabes, sempre me disseram que eras capaz de tudo, por isso espero que não me desiludas.  Sonho com isto há tanto tempo!

Com carinho e tendo sido um bom menino este ano,

Rui

Lara, 7º A


Querido Pai Natal!

Uns pensam que és santo, outros reencarnação do Diabo, aqueloutros, criação fatela da Coca-Cola e alguns até acham que não existes…

Eu não sei bem quem és, mas de uma coisa tenho a certeza: és muito trabalhador para ofereceres tantos e tantos presentes numa só noite a tantas crianças. 

Sei que deves andar/estar cansado destes anos todos a fazer o mesmo, portanto, faço-te uma pergunta “E o que queres tu?”.

Espero que respondas em breve, mas não respondas como aqueles adultos chatos: “Paz e sossego”.

        PS: Responde, pelo amor de São Nicolau, e não te esqueças de usar sempre a máscara, porque não te quero ver numa cama dos Cuidados Intensivos, pois eu sei que já és idoso.

Muitos..., mas nada apertados abraços virtuais,

Gaspar Valgôde, 7º B

10/12/2020

11/12/2020

Mosteirô, Stª Maria da Feira

Querido Pai Natal, 

    Este ano portei-me bem, fui uma boa menina e tirei boas notas. Sei que tens muitos meninos com que te preocupar, mas, se me puderes dar um pouco da tua atenção, eu agradecia. 

   No Natal, eu quero muita coisa: roupa, sapatilhas, peças para a Pandora, jogos novos para a minha PlayStation, uma caneta de minas nova e dinheiro, mas o que eu queria mesmo era um computador, porque o meu está a dar o berro (neste momento mais do que nunca, é necessário ter um computador para trabalhar).      Gostava também que pudesses terminar com o Covid-19, porque está a dar cabo do mundo. Sei que não consegues, mas pronto, só um desabafo! Já que estamos a falar no mundo, podias terminar com a pobreza, porque este assunto dá-me arrepios. 

  Termino assim a minha carta, para ti, com muitos pedidos, mas sei que só um irei receber!

Com carinho, 

Alexandra 6º E



Escola EB 2/3 Fernando Pessoa de Santa Maria da Feira

Olá, Pai Natal!

Eu sou o Francisco e tenho 11 anos.

Neste Natal tão invulgar, escrevo-te esta carta para te pedir que faças magia … e que acabes com a pandemia, espalhes sorrisos, paz e afeto por todo o mundo e, se puderes, entrega um presente a cada criança, para que elas continuem a acreditar na magia do Natal.

Como sabes, este ano eu portei-me bem, ajudei os meus pais e esforcei-me para tirar boas notas, por isso peço-te que me tragas um dos seguintes presentes: uma playstation5, uma Nintendo Switch ou uma bateria acústica para poder tocar em casa.

Nunca te esqueças que és uma pessoa muito especial para todas as crianças, por isso cuida bem de ti.

Boa viagem e Feliz Natal!

Francisco Novo, 6º H


PS - Escrevo-te no próximo ano.




Querido Pai Natal:


      Venho, por este meio, pedir-te que resolvas, por favor, todos estes problemas e desgraças que esta Pandemia está a causar: as pessoas estão muito doentes e a morrer, os hospitais estão sem espaço, há falta de máquinas para ajudarem os doentes, há cada vez mais desemprego, mais pessoas sem abrigo…e mais, muito mais. Só tu podes fazer o milagre de ficarmos todos bem, para podermos estar todos juntos outra vez.

Para mim, pedia-te um presente, algo que necessito bastante: um portátil novo e claro está…a internet, para eu poder fazer as minhas pesquisas escolares.

                               Um grande abraço com as nossas barrigonas. 

O teu eterno amigo

Armindo Pinto, nº4; 6ºI

                                                                                                                                



Espargo, 12, dezembro

      Olá, Pai Natal

  Espero que esta carta te vá encontrar de plena saúde. Por aqui está tudo bem!

  Estou a escrever-te, porque queria que me trouxesses uma coisinha para o Natal.

  Gostava que me desses um jogo para o meu PC. Mas, se não puderes, eu entendo… afinal de contas pertences a um grupo de risco...

  Também gostava de pedir saúde e segurança, não só para a minha família, mas sim para todos os que precisam!!! 

Fica bem e até ao Natal …  espero eu!!!

  Uma cotovelada                         

 Gonçalo, 6ºB

                             

P.S.- Não te esqueças da máscara!



Santa Maria da Feira, 4 de dezembro de 2020

Querido Pai Natal,

 

Este é um Natal diferente para todos nós.

Conforme deves saber, o mundo enfrenta um problema enorme provocado pela Covid-19. Como resultado deste vírus, muitas empresas foram à falência, muitas pessoas estão a passar por problemas graves e muitos passam fome.

Assim, não peço nada para mim. Gostava de te pedir que ponhas no sapatinho de cada uma dessas pessoas um emprego, saúde e um presente muito especial para todas as crianças do mundo. Desta forma, será um Natal feliz para todos.

Desejo também para ti um Natal recheadinho de muito amor e paz.

Beijinho,

André, 6ºD


Santa Maria da Feira, 15 de dezembro 2020

Olá, Pai Natal! Como estás? 

Eu estou bem no caso de perguntares.

  Eu gostaria de te agradecer por todos os anos teres feito um Natal feliz para todas as crianças e todos os adultos. Nós sabemos que este ano vai ser diferente … Mas, pelo menos, vamos estar com a nossa família.

  Enfim… Eu queria-te pedir um bom Natal para todas as pessoas.

  Muito obrigada por um bocadinho do teu tempo. Adeus!!!


                                                                                     Da tua amiga Leonor, 5º D

Santa Maria da Feira, 14 de Dezembro de 2020

Querido Pai Natal!

Este ano está a ser um ano atípico por causa do covid-19.

Eu portei –me bem, por isso quero pedir-lhe :

  Alien Vision

  Chocolates para a minha família (porque eles merecem)

Saúde para ti e para os teus duendes.

P.S:E quero que o mundo fique sem covid e guerra.

Um beijo do:

David Batista Queirós, 5ºF



Gião, 14 de dezembro de 2020

Querido Pai Natal,

Este ano, estive a pensar e acho que te vou pedir algo diferente do habitual… normalmente costumo pedir-te algo só para mim: um jogo de tabuleiro, uma bicicleta, um livro… Mas este ano, será que era possível espalhares um pouco da tua magia por todo o mundo?

Nós vivemos uma época muito especial, eu acredito que existem muitas crianças tristes por todo o mundo. Vivemos numa época de restrições: não podemos ir ao restaurante, não podemos estar à vontade com os amigos, não podemos ir ao parque…

Pai Natal, seria tão bom que no dia de Natal pudéssemos estar todos juntos! Eu sei que parece um sonho… mas para ti, Pai Natal, com a tua magia, para ti, é tudo possível!

Com muito amor e carinho,

Leonor Maria, 5º B


Travanca, 16 de dezembro de 2020

Querido Pai Natal,

Desejo que esta carta te encontre de boa saúde. Espero que o maldito Covid-19 não te tenha “apanhado” e que os teus duendes possam estar a trabalhar a todo o gás e em ótimas condições, para que nada falte para alegrar este Natal.

Sabias que há muitas pessoas doentes, internadas no hospital ou em isolamento? Sabias que há meses que não conseguimos mostrar os nossos sorrisos, que muitas pessoas já não o têm porque perderam alguém? Pois é… isto por aqui não está nada fácil.

Estamos todos a precisar de ti para ficarmos mais felizes!! Depois das músicas de Natal da Rádio Comercial, só tu nos podes colocar um valente sorriso no rosto. Na verdade, este ano, muitos de nós nem queremos presentes, bastava-nos poder estar junto da nossa família, poder dar abraços e partilhar afeto. Todos os dias, as notícias mostram-nos que há milhares de pessoas a adoecer e a morrer…. Estamos todos fartos do Coronavírus!!

Será que podias fazer isto acabar?

Não te esqueças de vir cedo e andar rápido, pois a circulação entre concelhos vai estar…ah! Estou a lembrar-me, afinal vais poder circular entre concelhos, mas atenção que é só até às duas da manhã! Não te esqueças da máscara e desinfeta as patinhas do Rodolfo.

À tua espera terás um belo copo de leite e umas deliciosas bolachas!

Um abraço,

Santiago Magalhães, 5º I

P.S.: Conto os dias até ao Natal!


Olá, Pai Natal!

        Este ano não vou pedir brinquedos, nem roupa.

        Vou pedir-te uma coisa que falta a muitas pessoas neste mundo: O Sorriso!

        As pessoas não sorriem umas para as outras como antigamente. Sinto que as pessoas andam muito tristes por tudo o que nos está a acontecer (pandemia), ou porque perderam um ente querido, ou porque perderam o emprego…

        Tanta coisa mudou no último ano!

        A nossa vida alterou-se, as pessoas mudaram, enfim o mundo mudou.

        Mas eu acredito que com um simples sorriso no rosto tudo irá passar e nós ficaremos muito mais felizes e com muita força para ultrapassarmos tudo o que nos possa parecer mau. Tudo ficará muito melhor.

        Por favor, devolve o sorriso às pessoas e este mundo será certamente um mundo melhor!


                                                                                    Um grande abraço!

                                                                                        Lara Ferreira

                                                                                             (6.ºC)


Querido Pai Natal!

         Espero que estas minhas palavras te agradem!

         Nunca partilhei contigo, mas a verdade é que sempre te quis ver, numa noite de Natal, e perguntar-te como é descer pela chaminé. Deve ser uma sensação incrível! Tão incrível como ver os olhos de todos nós, crianças, a brilharem quando recebemos os teus presentes e a acertares no que mais queríamos.

      Desde criança que acredito em ti e quero agradecer-te pelos pós de magia e ternura com que salpicas os meus dias, lá de cima, a rasgar os céus, no teu trenó.

       Este ano quero pedir-te Saúde. Saúde para todos. E paz no coração daqueles que perderam alguns dos seus familiares por causa desta pandemia.

      Um enorme beijinho!

                                                                                                       Matilde Fontes

                                                                                                         (n.º 20, 6.ºA)



Sem comentários: