segunda-feira, 12 de maio de 2008

Dia do Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa

No dia 9 de Maio, o Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa comemorou o seu dia com a vinda à Escola-Sede de todas os Jardins de Infância e Escolas EB 1. Ao todo, estiveram presentes cerca de 2400 alunos, mais os seus Professores e Funcionários. O programa de actividades, rico e diversificado, permitiu mostrar projectos desenvolvidos pelas turmas ao longo do ano. A Biblioteca Escolar apresentou algumas actividades de que se destaca:
- A Feira do Livro;
- O Conto em Cadeia;
- A Hora do Conto;
- Distribuição de mensagens (textos de Fernando Pessoa).

Apresenta-se uma reportagem fotográfica destas actividades, começando por imagens da cerimónia de abertura do Dia do Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa.

A Cerimónia de Abertura:
Após a chegada dos alunos dos Jardins de Infância e das Escolas EB1, iniciaram-se as cerimónias do dia com o hastear da Bandeira do Agrupamento e o entoar do Hino do Agrupamento. Com as boas vindas endereçadas pelo Presidente do Conselho Executivo, Prof. António Carneiro, os cerca de 2400 alunos dirigiram-se para os locais onde participaram nas actividades, segundo um plano elaborado pela Comissão do Conselho Pedagógico, especialmente criada para organizar este dia. Destaca-se a presença do Exmo Senhor Vereador do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Amadeu Albergaria.

A Hora do Conto:

Antecedendo a leitura do Conto "Uma vaca de estimação" de Luísa Ducla Soares, a Profª Maria do Carmo Tavares explorou a capa do livro, motivando os alunos para a leitura do conto. Esta foi acompanhada pela projecção de uma apresentação em "powerpoint", com as ilustrações do livro, e por uma música ambiente.
Seguidamente, os alunos da Profª Antonieta Reis (EB1 de Valrico) e da Profª Ana Gonçalves (EB1 de Badoucos) realizaram actividades de expressão escrita e plástica: comentários à obra, mensagens à autora e ao ilustrador, pintura de uma tela, e em folhas de papel. Estes trabalhos ficaram expostos na Biblioteca onde ainda podem ser admirados. Nestes trabalhos, participaram também as Profªa Ana Paula David e Susana Tavares. (os textos produzidos, os desenhos e as telas serão oportunamente apresentados neste blogue).

O Cantinho da Leitura:

Aos alunos participantes na Hora do Conto foi proporcionada a leitura de obras de Luisa Ducla Soares. Num ambiente acolhedor e confortavelmente sentados em sofás e almofadas, os alunos puderam ler as obras da autora presentes na Biblioteca Escolar.

A Feira do Livro:
Visitada por muitas turmas, a Feira do Livro, realizada com o apoio da "Civilização" ofereceu descontos de 20% em todos os títulos e permitiu o manusear dos livros por todos os alunos.

Conto em Cadeia:
Esta actividade foi dinamizada pelas Profªs Clara Martins e Marina Pereira. Com antecedência, as turmas dos 7º B e E elaboraram inícios de contos. Estes foram escritos em grandes folhas de papel de cenário. No Dia do Agrupamento, as turmas do 3º ciclo que passaram pela Biblioteca, deram continuidade a estes inícios de histórias. Como o papel não chegou, pode dizer-se que o 3º ciclo gosta de escrever nas paredes. E bem! (os textos produzidos serão oportunamente apresentados neste blogue).

A Distribuição de Mensagens de Fernando Pessoa:
Os alunos do 7ºD e 8ª C, da Profª luísa Pintado, fizeram estas mensagens que foram distribuídas em diferentes locais da Escola. Também marcaram presença na Biblioteca Escolar!

Reproduz-se o texto "Liberdade":
(...)
Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar e o sol que peca
Só quando, em vez de criar, seca.
(...)
Fernando Pessoa

Sem comentários: