sexta-feira, 20 de junho de 2025

Ler em voz alta é importante!

As alunas Ana Filipa Lopes Pereira e Matilde Tavares Coelho, ambas do 9ºB, aceitaram o desafio para participar no Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta. 


O Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta é uma iniciativa da Câmara Municipal da Sertã / Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes e da empresa Palser, sediada na Sertã, contando com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares.

Dirigido às bibliotecas escolares portuguesas, o concurso desafia alunos com idade igual ou superior a 12 anos a fazerem um registo áudio, com uma duração até 120 segundos, da leitura em voz alta do excerto de uma obra literária à escolha.

As alunas selecionaram as estrofes 120,122,123,129,130, um excerto do Canto III de Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões. 
As duas alunas integram o Clube de Teatro da Biblioteca Escolar, dinamizado pela professora Ana Luísa Oliveira que, desde logo, aceitou o convite da biblioteca escolar para mais um desafio.
Parabéns pela participação!

À maneira de Camões


No âmbito das comemorações do V Centenário do Nascimento de Camões, com a iniciativa “Camões, Engenho e Arte”, as professoras Ana Paula David e Maria do Carmo Tavares selecionaram a proposta da Rede de Bibliotecas, “Recriar Camões” para trabalhar com as suas turmas.

Nas aulas de Português, os alunos leram e exploraram o poema: “Descalça Vai Para Fonte”. Inspirados neste poema, redigiram os seus poemas “À Maneira de Camões”. Nas aulas de Educação Visual ilustraram-no utilizando diversas técnicas.

Num trabalho interdisciplinar de grande valor, foi feita a reinterpretação do poema de Camões, através de várias formas de expressão, promovendo a criatividade e a criação estética.

quarta-feira, 4 de junho de 2025

Apresentação Final da adaptação de "O Último Canto – Camões e o Destino" cumpre os objetivos propostos

No passado dia 29 de maio, o Clube de Teatro da Biblioteca Escolar realizou a apresentação final da encenação da adaptação de "O Último Canto – Camões e o Destino", de César Viana. Este momento marcou o culminar de um trabalho coletivo desenvolvido, ao longo do ano letivo, e que cumpriu integralmente os objetivos previamente delineados.

A encenação revelou-se uma experiência artística e educativa profundamente enriquecedora, promovendo a expressão criativa dos alunos, o desenvolvimento de competências de comunicação e o aprofundamento do conhecimento sobre a figura e a obra de Luís de Camões; desenvolveu a criação de laços e estruturas de solidariedade e entreajuda entre os diversos elementos do Clube e outros que se foram juntando, disponibilizando o seu tempo no apoio técnico e emocional; promoveu a comunicação entre alunos de várias idades e permitiu às dinamizadoras momentos de partilha e cocriação. A qualidade da representação, o envolvimento dos participantes e a receção positiva por parte do público atestam o sucesso desta iniciativa. Não pode deixar de se salientar o cenário envolvente: uma instalação artística realizada nas disciplinas de Educação Visual e Português, intitulada "A Arte de Ilustrar um Poema".

A apresentação constituiu, assim, não apenas um exercício teatral, mas também um tributo a Luís de Camões refletindo o empenho, a sensibilidade e o espírito de colaboração de todos os envolvidos.

Clube de Teatro da BE | Profª Ana Luísa Oliveira

segunda-feira, 2 de junho de 2025

As Equipas de Leitura e Dramatização voltaram ao Palco


Os alunos das Equipas de Leitura e Dramatização voltaram ao palco para apresentar a peça: “12 de Abril, Plena Primavera” de Lígia Brazão, no dia 29 de maio.

A história é uma recriação da fábula: “A Cigarra e a Formiga” que diverte e ensina a alegria de viver.

A peça incluiu música, canto e dança e proporcionou momentos de enriquecedora e salutar diversão. De forma lúdica os alunos vivenciaram princípios, refletiram e mobilizaram conhecimentos.

Mais uma vez parabéns aos nossos jovens atores!

Equipas de Leitura | Profª Maria do Carmo Tavares e Profª Ana Paula David