sexta-feira, 4 de abril de 2025

O Último Canto – Camões e o Destino é uma ópera que parte da descoberta de um texto do dramaturgo russo do século XVIII, Vassili Jukovski, que descreve o encontro de um velho amigo de Camões, José de Quevedo Castelo Branco e do seu filho, Vasco Quevedo (por muitos considerado o herdeiro literário de Camões) com o maior poeta português no final da sua vida.

  • O rico negociante Francisco Quevedo de Castelo Branco, amigo de infância de Camões, procura-o num hospício onde sabe que o poeta está a morrer. 
  • Quevedo encontra Camões, que está esquecido e abandonado num asilo. 
  • teatraliza um texto inédito em português do dramaturgo russo Vasily Zhukovsky, com o título “Camões”.

O clube de teatro da biblioteca escolar constituído por vários elementos (atrizes, do 9ºano e do 5ºano) aceitaram o desafio de “Recriar Camões”. Após profundo trabalho de pesquisa que passou pela análise da biografia do poeta, análise textual e contextualização histórica, reuniram-se todas as semanas em horários difíceis de conjugar, mas sempre com muito empenhamento, e deitaram mãos à obra sobre o Livreto da ópera O Último Canto – Camões e o Destino de César Viana, que adaptaram em cocriação introduzindo textos selecionados do autor, dando à peça um cunho do seu gosto pessoal pela obra do poeta. 

Houve todo um trabalho de seleção, adaptação, leitura e encenação do texto dramático, trabalho de sonoplastia, construção de adereços e cenários. Nas diferentes sessões desenvolveram-se várias atividades de dramatização: jogos, improvisos, leituras, encenações, treino de dicção.

O grupo apresenta-se em ensaio aberto para que, em conjunto com um público selecionado, se possam aperfeiçoar as técnicas e o resultado final.

Clube de Teatro da BE | Profª Ana Luísa Oliveira

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Concurso sobre o conceito de LIBERDADE

Até 30 de abril, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Fernando Pessoa convida os alunos, do 5º ao 9º ano, a participarem no concurso cujo tema é o conceito de liberdade.

Na biblioteca, para além do cartaz e do regulamento, encontras uma seleção de livros que te podem inspirar e ajudar a transmitir o teu conceito de liberdade, através da literatura e das artes plásticas.

As Equipas de Leitura … e a Semana da Leitura!

 

E porque comemoramos a Semana da Leitura…

As Equipas de Leitura fizeram novamente a sua visita a algumas turmas, dramatizando um texto da obra Piratas e Corsários de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

Aproveitaram ainda para promover a leitura das obras: Planeta Branco de Miguel Sousa Tavares, Rosa Minha Irmã Rosa e Chocolate à Chuva de Alice Vieira e O Rapaz e o Robô de Luísa Ducla Soares existentes em grande número na nossa biblioteca.

Como sempre, as nossas Equipas de Leitura fizeram um bom trabalho e estão de parabéns.

Equipas de Leitura | Profª Maria do Carmo Tavares e Profª Ana Paula David


        Durante a Semana da leitura decorreu ainda uma feira do livro e os alunos do 5º ano visitaram "O Palácio da Gramática" com a escritora Lúcia Vaz Pedro.