segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

TRADIÇÕES E COSTUMES DOS NOSSOS AVÓS Festividades religiosas e pagãs: Caal

 

TRADIÇÕES E COSTUMES DOS NOSSOS AVÓS

Festividades religiosas e pagãs

Entrevista

Entrevistador: Miguel Fontes, 10 anos, Santa Maria da Feira

Entrevistado: Maria Alice Fontes, 73 anos, Sanguedo; Sª Mª Feira

Entrevistador: Avó, podia contar-me por favor, como comemorava o Carnaval na sua juventude?

Entrevistada: Olá Miguel! Sim, vou falar-te um pouco do meu Carnaval, mas digo-te já que não era uma festa à qual desse muita importância. Na minha freguesia nãos se realizava nenhum cortejo. O que eu fazia com alguns amigos, era vestir algumas roupas velhas, pois não havia dinheiro para comprar fantasias. As mulheres vestiam roupas de homens e os homens vestiam-se de mulheres. Assim vestidos, na aldeia, fazíamos uma enorme fogueira com um mastro no meio, onde colocávamos um espantalho a queimar, a que chamávamos “queimar o velho”. Como o Carnaval é no inverno, ficávamos a dançar à volta da fogueira, até ela se apagar. Era mesmo muito divertido!

Era também tradição comer o cozido à portuguesa, com todas as carnes e legumes, isto porque no dia seguinte começava a Quaresma (época importante para os católicos), quarta-feira de cinzas, e fazíamos jejum.  

     Boas recordações, meu querido neto! 

Entrevistador: Muito obrigado, avó, pela sua colaboração na realização desta entrevista, onde aprendi mais sobre as tradições e costumes antigos.

Sem comentários: