terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

“Newton gostava de ler- criar dunas”

 


No âmbito do Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar, foi desenvolvida a atividade “Newton gostava de ler- criar dunas”, nas turmas D, E, F, H e I do sétimo ano.

Após a exploração do capítulo “Dunas”, da obra “Diógenes”, de Pablo Albo, os alunos realizaram uma atividade experimental com o objetivo de verificarem as condições de formação das dunas e perceber a razão das mesmas não serem estruturas fixas.

Por se tratar de uma abordagem diferente aos conteúdos programáticos de Ciências Naturais, os alunos reagiram de um modo bastante positivo. Consideraram a atividade interessante e participaram com entusiasmo na sua dinamização.

Dado o interesse demonstrado, foram explorados outros capítulos da obra e os alunos foram incentivados à leitura autónoma do livro. Como complemento, foi sugerido (sem caráter obrigatório) que os mesmos criassem uma história inspirada na obra, tendo-se verificado uma adesão à proposta de 20% dos alunos. Após revisão das histórias, estas serão publicadas no blogue da biblioteca Escolar, ficando disponíveis a toda a comunidade educativa.

Tendo em conta a reação dos alunos à atividade, que combina Ciência e Literatura, esta estratégia revela-se não só pertinente, mas certamente uma mais-valia como forma de os envolver e motivar para a Ciência e leitura e, consequentemente, desenvolver o espírito criativo.

Sem comentários: