segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Tradições e costumes dos nossos avós Festividades religiosas e pagãs: Carnaval

 

Tradições e costumes dos nossos avós

Festividades religiosas e pagãs




Carnaval

Entrevista

 

Entrevistador: Gabriel Gomes Mendes; 10 anos; São Miguel de Souto

 Entrevistada: Rosa Maria Ferreira Pinho Leite; 58 anos; Mosteirô

Entrevistador: Avó, podia contar-me por favor, como festejava/comemorava o Carnaval, na sua juventude?

Entrevistada: Antigamente, no Carnaval, utilizávamos um saco de linhagem para fazer a nossa roupa. Eu cortava de cada lado o saco e em baixo, para poder mascarar-me. Para tapar a cara, fazia uma máscara com cartão e pintava com carvão, pois nessa época não tinha marcadores. Depois de mascarados, eu e os meus irmãos juntávamo-nos com alguns vizinhos e andávamos pela rua a desfilar, todos contentes e muito alegres. Os meus irmãos levavam um pau e imaginavam que era uma espada. Só os filhos dos mais ricos tinham serpentinas e máscaras de plástico. Recordo-me que, por volta dos meus catorze anos, vesti-me de índia, com um saco de linhagem e com um pedaço de pano velho que a minha avó tinha em casa; fiz uma fita e coloquei penas de galinha para parecer uma índia. Eu estava tão gira! Nesse ano, participei juntamente com outros grupos no carnaval de Mosteirô. Lembro-me da minha mãe Ilda ficar muito desiludida, quando me viu no grupo das índias a desfilar, porque gostava mais do grupo de carnaval em que estavam mascarados de reis e rainhas. Mas, nesse ano foi o nosso grupo dos índios que ganhou. Não tínhamos muitas possibilidades para comprar roupas, mas com imaginação, conseguimos fazer algo de bonito.

 Entrevistador: Muito obrigado avó, pela sua colaboração na realização desta entrevista, onde aprendi mais sobre as tradições e costumes antigos.

Sem comentários: