segunda-feira, 22 de abril de 2024

TRADIÇÕES E COSTUMES DOS NOSSOS AVÓS: Festividades religiosas e pagãs


A PÁSCOA

Entrevista

 

Entrevistador: João Coelho; 10 anos; Fiães-Santa Maria da Feira

Entrevistado: Alcides Castro (avô materno); 68 anos; Argoncilhe

 

 Aluno: Avô, o que se comia na Páscoa, quando tinhas a minha idade? 

Avô Alcides: Naquela época comiam-se amêndoas que eu recebia, pão-de-ló feito pela minha mãe, (a tua bisavó), e a regueifa doce, que a minha irmã recebia do folar dela. Eu recebia, de folar, a regueifa azeda.

 Aluno: Que atividades fazias na Páscoa?

Avô Alcides: Na Páscoa, nós rezávamos muito e recebíamos o compasso, no Domingo de Páscoa. A minha mãe limpava muito a casa e eu ajudava-a nessas tarefas. Acrescento ainda que, nesses dias, na minha mocidade, adorava ver filmes a preto e branco da vida de Jesus Cristo.

 Aluno: Até que que idade recebeste o folar?

Avô Alcides: Recebi-o sempre até aos meus 22 anos de idade. Essa também foi a idade com que me casei.

Aluno: Gostas desta época, avô?

Avô Alcides: Eu gosto muito desta época! É uma época de mais luz; é o fim do Inverno; vêm-se muitos pássaros e as pessoas no geral, andam melhor humoradas. E tu, costumas dar umas amêndoas muito boas aos avós. (risos)

Ah, também adoro o cheirinho a incenso.

Aluno: Onde vais passar a tua Páscoa?

Avô Alcides: Isso tu já sabes! É contigo e com a nossa família toda, em Vila Cova do Alva, em Arganil. Acontece todos os anos assim. Vamos todos para o Convento de Santo António, faz-se aquele bolo de frutos vermelhos, com muitas camadas. Comemos o cabrito, que fica horas a assar no forno. Há chanfana da região e a tigelada.

Eu adoro é estar com os meus netos todos e ficar com as vossas amêndoas! São uns dias muito bem passados! Aproveitámos também para participar nas atividades da aldeia, como passear pela mata, colher flores para as mesas das refeições e arranjar lenha para as lareiras».

Entrevistador: Muito obrigado, avô, pela tua colaboração na realização desta entrevista, onde aprendi mais sobre as tradições e costumes de antigamente.

Sem comentários: