terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Tradições e costumes dos nossos Avós: Festividades religiosas e pagãs: O São Martinho

Entrevista

Entrevistadora: Íris Vaz; 10 anos; Santa Maria da Feira (aluna do 5ºG)

Entrevistados: Avô Fernando, 78 anos; Esmoriz e Avó Palmira; 75 anos; Cortegaça

Entrevistadora: Avós, podem contar-me por favor, como comemoravam o São Martinho na vossa juventude?

Entrevistado: No meu tempo de juventude, não era como hoje! Nós esperávamos estes dias com alguma ansiedade, pois só nesses dias se comia melhor. Só em dias de festa é que tínhamos direito a provar algumas coisas boas. Juntávamos os nossos amigos e vizinhos e fazíamos uma grande fogueira, que normalmente durava até ao dia seguinte. Aí assávamos castanhas, que comíamos cheios de prazer e nos divertíamos, saltando a fogueira. As canções e a música eramos nós que as fazíamos.

Entrevistada: Lembro-me que era muito bonita essa quadra. Antes, três ou quatro dias, íamos ao pinhal, buscar um feixe de graviço, para assar as castanhas. Quando eram assadas na fogueira, elas ficavam tão boas e quentinhas! Que bom era senti-las nas mãos e saboreá-las! No fim, bebia-se água-pé, dançava-se e cantava-se à volta da fogueira. Também se faziam os bilharacos de abóbora-menina. Uma das canções que nós cantávamos, acompanhadas de muitas palmas, era assim:

O ouriço já secou, já caiu a castanhinha

Assadinha na fogueira a saltitar

Hoje é dia de São Martinho

Vamos cantar e dançar


O São Martinho era muito alegre e divertido! Tenho muitas saudades desses tempos!

Entrevistadora: Muito obrigada pela vossa colaboração na realização desta entrevista, onde aprendi mais sobre as tradições e costumes antigos.

Sem comentários: