terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Encontro com o escritor Carlos Nuno Granja

 

   No dia 22 de novembro de 2023, entre as 11:55h e as 12:45h, na aula de Português, o 5.º A teve a oportunidade de conhecer o escritor, professor e bibliotecário Carlos Nuno Granja. Para além de escritor, também é professor de Português na nossa escola (EB 2, 3 Fernando Pessoa) e coordenador de uma das bibliotecas do Agrupamento.


      

            Explicou-nos o seu “processo criativo” quando vai escrever uma história e falou-nos de como fica inspirado para a escrita de um livro através de sites, entre outros recursos.

            Contou-nos que uma das principais características é escrever as histórias de uma maneira diferente do habitual. Por exemplo, numa situação hipotética, o escritor, em vez de contar a história de uma princesa bonita que casou com um príncipe encantado, com o qual viveu muito feliz para sempre, escolhe falar de uma princesa muito feia, com orelhas compridas até à barriga, que casou com um príncipe baixo, com um nariz pontiagudo, com o qual casou, e não foi feliz.

Falou-nos de vários livros dos quais é autor, entre elas “A Trompa Dourada do Elefante Gigante”, tendo manifestado o seu gosto pelos animais. Referiu que se trata de uma história de um elefante pouco preocupado com a sua imagem, onde os valores, como a bondade, são bem mais importantes na amizade do que a forma e a imagem de cada ser.

Seguidamente, apresentou-nos a obra “O Bobo da Sorte da Princesa Donzília” que se encontra à venda na biblioteca da nossa escola (EB 2, 3 Fernando Pessoa), para os alunos interessados. Achámos a história interessante, engraçada e apelativa. O autor contou a história com muita expressividade e energia, tendo referido que trazia uma lição, pois “aquilo que, muitas vezes, nos parece, não o é”.

Pelo que ouvimos e vimos, a maior parte dos alunos teve muita curiosidade em saber quais são os métodos deste escritor para escrever os seus livros e como se organiza.

Esperamos que esta atividade possa ser realizada com outras turmas do Agrupamento e fora deste, para outros alunos terem a oportunidade de encontro com um escritor tão envolvente e tão próximo de nós.

Este trabalho foi realizado por Ana Gonzaga, Beatriz Lobo, Matilde Valente e Rodrigo Braz, do 5.º A.

 

SOBRE O AUTOR


          Carlos Nuno Granja nasceu em Ovar, no outono de 1975. Começou a escrever poemas aos 9 anos e, aos 11 anos, recebeu uma máquina de escrever.

É professor do 1.° ciclo há 23 anos. Exerce, há três anos, as funções de Professor Bibliotecário. Depois de fazer a Licenciatura para a docência no Ensino Básico - variante de Português e Inglês, na Escola Superior de Educação de Viseu, regressou aos estudos, 20 anos mais tarde, para frequentar o Mestrado em Estudos Clássicos na Faculdade de Letras de Coimbra. Concluiu a Pós-Graduação em Leitura, Aprendizagem e Integração das Bibliotecas nas Atividades Educativas na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
          Está a frequentar o Doutoramento em Estudos Literários, na Universidade de Aveiro, e está a redigir a dissertação na mesma Universidade para o Mestrado em Educação e Formação - ramo de Administração e Políticas Educativas.

O seu gosto pela escrita abrange todos os géneros, tendo 24 livros publicados (entre poesia, crónicas e literatura para a infância), nos 8 anos que leva de vida literária.
          É o programador do Festival Literário de Ovar, desde a sua primeira edição, e organizou eventos literários (88 tertúlias) e culturais no Museu de Ovar. Tem um programa de rádio sobre literatura na AV FM há 6 anos (A ler é que a gente se ouve) e um programa sobre a atualidade com diversos convidados ao longo do mês (Sobre tudo e sobre nada).
Cometeu a loucura de abrir uma livraria em Ovar (Doninha Ternurenta) e de fundar uma editora.

A paixão pelos livros, sempre incompleta, é uma forma de acreditar no mundo e nas pessoas e de duvidar de todas as certezas.

https://www.wook.pt/autor/carlos-nuno-granja/2964002

 

OBRA APRESENTADA

O Bobo da Sorte da Princesa Donzília

Autor: Carlos Nuno Granja

Ilustrador: Hélder Teixeira Peleja

Editor: Acento Tónico, julho de 2019 

SINOPSE

          Não sabemos bem como começam as histórias e como acabam. Apenas sabemos que adoramos ouvi-las.
          Esta história é muito estranha e fala-nos de uma princesa que sonhou, um dia, ser rainha.
          Donzília tinha um dom especial, que desconhecia, mas foi um simples bobo que quase mudou a sua vida.
          Um príncipe trapalhão e um bobo atabalhoado só poderiam originar acontecimentos estranhos e divertidos, onde nada faz sentido.
          Mas será que alguma história faz sentido?

https://www.wook.pt/livro/o-bobo-da-sorte-da-princesa-donzilia-carlos-nuno-granja/23185857

Sem comentários: