terça-feira, 19 de maio de 2020

5 de Maio — Dia Mundial da Língua Portuguesa



5 de Maio — Dia Mundial da Língua Portuguesa — foi a data escolhida na 40a Conferência Geral da UNESCO para celebrar a língua e a cultura de países que têm o português como língua oficial. Nesse dia, o cinema, a literatura e a música desses países são também homenageados, pois são responsáveis pela preservação da língua, além de fazer com que se ultrapassem fronteiras linguísticas e culturais.
Nessa comemoração, todos os países estão convidados a realizar atividades que celebrem essa língua, que podem ir desde a exibição de filmes até à realização de debates sobre o idioma.

Origem do Dia Mundial da Língua Portuguesa
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) declarou, em novembro do ano passado, o dia 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, mediante proposta de todos os países lusófonos apoiada por mais 24 Estados, incluindo países como a Argentina, o Chile, a Geórgia, o Luxemburgo ou o Uruguai. A UNESCO escolheu para a efeméride a data em que há uma década se celebrava o dia da língua portuguesa e da cultura da CPLP.
Para essa decisão, também foi levado em consideração o facto de que:
- “o português é a língua de nove Estados-Membros da UNESCO”;
- “é a língua oficial de três organizações continentais e da Conferência Geral da UNESCO”;
- “é falado por mais de 265 milhões de pessoas”;
- “é a língua mais falada no Hemisfério Sul”.
A escolha de um dia para homenagear, todos os anos, a língua portuguesa deve -se também à “necessidade de estabelecer uma cooperação mais ampla entre os povos por meio do multilinguismo, da aproximação cultural e do diálogo entre civilizações”. E, ainda, às “garantias oferecidas pelos Estados que têm o português como língua oficial, em relação à salvaguarda, à conservação e à celebração desse idioma, assim como o seu compromisso ativo em favor da promoção de um dia mundial da língua portuguesa e da participação nele”.


São nove os países que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

O português é falado por 265 milhões de pessoas nos cinco continentes, ou seja, por 3,7% da população mundial. É língua oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e de Macau, bem como língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, a União Africana ou o Mercosul.
Deste modo, é função da Direção Geral da UNESCO promover “a celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa” e incentivar “os Estados-Membros, especialmente os da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), e outras partes interessadas, a participarem nesta celebração da forma que cada um considere mais apropriada”.

O que se comemora no Dia Mundial da Língua Portuguesa?


Península Ibérica, a partir do domínio romano, iniciado em 219 a. C., passou por um processo de miscigenação e aculturação. Durante séculos, o latim predominou na maior parte desta região e foi do latim vulgar, falado pelo povo, que surgiu a língua portuguesa. Entretanto, no século VIII, ocorreu a invasão muçulmana, que manteve o domínio árabe no sul da península até à reconquista do território pelos cristãos.
Durante a reconquista, a península estava dividida entre os reinos de Leão, Castela e Aragão, governados, no século XI, pelo rei Afonso VI (1047-1109), que celebrou o casamento da filha Urraca com o Cavaleiro Raimundo e deu-lhe como dote a Galiza. O Cavaleiro Henrique casou-se com a outra filha do rei, Teresa, e ganhou o Condado Portucalense. D. Henrique de Borgonha (1066-1112), então, aumentou o seu território na luta contra os mouros, e assim surgiu Portugal.
mistura do latim vulgar com as línguas das regiões dominadas pelos romanos deu origem a vários dialetos, chamados romanço, que levaram às chamadas línguas neolatinas (italiano, francês, espanhol, português, entre outras). Dessa forma, na Península Ibérica, predominaram as seguintes línguas: o catalão, o castelhano e o galego-português. Esta última era falada na Galiza e em Portugal, entre os séculos XII e XIV. A partir do século XIV, a forma de falar na região de Lisboa começou a predominar. Surgiu, então, a língua portuguesa, mas foi só no século XVI que essa língua assumiu as características que deram origem ao português atual.
No final do século XV, Portugal iniciou o processo de expansão marítima, o que implicou a influência cultural nos países descobertos, incluindo a difusão da língua portuguesa. Portanto, o Dia Mundial da Língua Portuguesa comemora a história desses países e homenageia os 265 milhões de pessoas que hoje falam português. Por ser uma data mundial, países que não falam português também prestam homenagem a essa língua, o que permite que eles tenham, nesse dia, um maior contacto com a cultura de países de língua portuguesa.
Cada país é livre de comemorar esse dia da forma que achar melhor. Por isso, escolas e órgãos públicos podem promover eventos sobre a cultura de países de língua portuguesa, incentivar a aprendizagem do português como segunda língua (em países nos quais ela não é oficial), como também debater a importância da preservação da língua portuguesa (nos países em que ela é oficial) como veículo de transmissão de cultura, recorrendo a livros, filmes e músicas.
As circunstâncias de confinamento, devido à situação de pandemia de covid-19, obrigaram, este ano, a comemorações sobretudo on-line, com eventos em formato digital. Apesar dos condicionalismos, houve oportunidade de tornar visível esta efeméride.

Atividades sobre o Dia Mundial da Língua Portuguesa
Para o dia 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, e já a pensar em 2021, sugerem-se algumas atividades, no âmbito escolar, seja nos países cuja língua oficial é o português, seja em outros países:
• Mostra de cinema: a produção de filmes em língua portuguesa é extensa e pouco divulgada mesmo nos países que partilham esse idioma;
• Concurso internacional de literatura em língua portuguesa: incentivar a produção de poesia e prosa, em língua portuguesa e cuja temática é a língua portuguesa, pode gerar reflexões interessantes e estimular a escrita nessa língua.
• Festival de música: a apresentação de cantoras e cantores, bandas e grupos musicais, com intuito de divulgar letras escritas em português, pode ser uma forma de valorizar não só o idioma, como também as composições em língua portuguesa.
• Debates (colóquios, simpósios, congressos), cuja temática é a língua portuguesa, que podem abranger literatura, música, cinema e história.
• Apresentação do resultado de pesquisas, coordenadas por professores, sobre a língua portuguesa.
• Oficinas de escrita, declamação de poesias e leitura de outros textos em língua portuguesa.
• Apresentações de cantores, cantoras e grupos musicais amadores, com composições originais em língua portuguesa.
• Realização de curtas-metragens focadas nas diferenças regionais ou em curiosidades da língua.


Homenagens
Muitos escritores escreveram frases/textos em homenagem à língua portuguesa. Seguem-se alguns exemplos:

 - “A minha pátria é a língua Portuguesa.”
 Fernando Pessoa.

- “Uma língua é o lugar donde se vê o Mundo e em que se traçam os limites do nosso pensar e sentir. Da minha língua vê-se o mar. Da minha língua ouve-se o seu rumor, como da de outros se ouvirá o da floresta ou o silêncio do deserto. Por isso a voz do mar foi a da nossa inquietação.”
Vergílio Ferreira

- “Última flor do Lácio, inculta e bela,
   És, a um tempo, esplendor e sepultura:
   Ouro nativo, que na ganga impura
   A bruta mina entre os cascalhos vela...

   Amo-te assim, desconhecida e obscura,
   Tuba de alto clangor, lira singela,
   Que tens o trom e o silvo da procela
   E o arrolo da saudade e da ternura!

   Amo o teu viço agreste e o teu aroma
   De virgens selvas e de oceano largo!
   Amo-te, ó rude e doloroso idioma,

   Em que da voz materna ouvi: “meu filho!”
   E em que Camões chorou, no exílio amargo,
   O gênio sem ventura e o amor sem brilho!”
Olavo Bilac

- “Esta é uma confissão de amor: amo a língua portuguesa. (...) Eu até queria não ter aprendido outras línguas: só para que a minha abordagem do português fosse virgem e límpida.”
Clarice Lispector

Links relacionados:


Recolha de informação: Profª Luísa Pintado
Fontes:  - Instituto Camões, Instituto da Cooperação e da Língua
             - SOUZA, Warley. "5 de Maio — Dia Mundial da Língua Portuguesa”

Sem comentários: