terça-feira, 19 de maio de 2020

1º de Maio – Dia do Trabalhador


Sabes por que razão existe o Dia do Trabalhador? E sabes por que é feriado? É o que vamos descobrir!



A História
Na verdade, as origens do Dia do Trabalhador já são um pouco antigas! A história deste dia começa no séc. XIX, no ano de 1886.
Sabias que nessa época, os trabalhadores chegavam a trabalhar entre 12 e 18 horas por dia? Era muito cansativo e até prejudicial à saúde!
Havia quem defendesse que o ideal era dividir o dia em três períodos: 8 horas para trabalhar, 8 horas para dormir e 8 horas para o resto, o que incluía também a diversão e o lazer!

Pelas ruas de Chicago…
Foi com o objetivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diárias que, no dia 1 de maio de 1886, milhares de trabalhadores de Chicago (EUA) se juntaram nas ruas para protestar contra as más condições de trabalho.
Os danos provocados pela manifestação originaram a expressão “Os Mártires de Chicago” que é utilizada para descrever a luta dos trabalhadores pelos seus direitos.
Passados quatro dias, houve uma nova manifestação, cujo desfecho foi igual ao da anterior. Os trabalhadores ficaram cada vez mais zangados e revoltados e, por isso, acabaram por despertar a atenção do mundo inteiro!

Um Feriado Mundial
Uma vez que os outros países já sabiam o que se passava, em 1889, o Congresso Internacional, em Paris, decidiu que o dia 1 de maio passaria a ser o Dia do Trabalhador, em homenagem aos “Mártires de Chicago”.
Só em 1890, os trabalhadores americanos conseguiram alcançar a sua meta das 8 horas de trabalho diárias!

Curiosidades só para ti!
Sabias que…
Só a partir de maio de 1974 (o ano da Revolução dos Cravos) é que se passou a comemorar publicamente o Primeiro de Maio, em Portugal?
Só a partir de maio de 1996 é que os trabalhadores portugueses passaram a trabalhar 8 horas por dia?


Sem comentários: