sábado, 17 de outubro de 2009

16 de Outubro: Dia Mundial da Alimentação 2009

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) comemora, todos os anos, no dia 16 de Outubro, o Dia Mundial da Alimentação. Em 2009, "Alcançar a segurança alimentar em época de crise" é o tema central das celebrações.

Cerca de 150 países comemoram esta data com várias actividades, incluindo seminários sobre o tema escolhido para 2009 e eventos culturais e desportivos para sensibilizar a população sobre a importância de erradicar a fome e angariar fundos para este fim.

A nível mundial existem muitos recursos naturais e alimentares, mas as deficiências na produção e a falta de tecnologias nos países menos desenvolvidos levaram milhões de pessoas a um estado de subnutrição ou expostas à insegurança alimentar, como também aos problemas causados principalmente pela falta de acesso a uma boa alimentação.

Este ano, a FAO estima que a fome atingirá um novo recorde histórico: 1,020 mil milhões de pessoas em todo o mundo, o que corresponde a uma em cada seis pessoas no planeta.

A Biblioteca Escolar associou-se às comemorações deste dia na Escola e distribuiu um folheto sobre a FAO, o Dia e os seus objectivos, acompanhado de cenouras -10 quilos cortados em palitos- que não chegaram para tanta vontade!

Sem comentários: