segunda-feira, 16 de junho de 2008

As leituras nas Escolas do Agrupamento

Jardim Infância de Igreja nº2
Educadora:
Alunos: Ana Pinho; Bárbara Figueiredo; Bruna Castro; Bruna Gomes; Bruna Sousa; Bruno Morais; Cláudia Araújo; Daniel Reis; Daniela Oliveira; Liliana Reis; Martim Nascimento; Pedro Cardoso; Pedro Ferreira; Sandro Gomes; Tatiana Santos; Vasco Brandão.

Livro: “O Ratinho Marinheiro”
Autor: Luísa Ducla Soares

Ouvimos a história do ratinho que sonhava ser marinheiro e todos gostamos. É uma história em que as palavras terminam com o mesmo som. Chama-se poesia, quadras porque tem quatro linhas e essas linhas de palavras versos que terminam em palavras que rimam. A última palavra rima, tem o mesmo som que a ultima do outro verso. Não era a primeira vez que ouvíamos histórias em rima, parece música.


Cada um de nós fez o registo da história, em folha dividida em quatro partes, e depois recontamos a história.

“O Ratinho Marinheiro”
Era uma vez um ratinho que estava a descansar à beira do mar e pensava que queria ser marinheiro e viajar pelo Mundo inteiro, o nosso Planeta azul.
Então ele descobriu algumas coisas no chão, que podiam servir para ele construir o seu barco, eram palitos para os remos, uma noz para o barco, uma folha para a vela, uma rolha para o banco, para descansar, e um nico de pão e de queijo para poder comer durante a viagem, quando tivesse fome.
Depois de construir o seu barco, entrou no mar e começou a sua viagem e descobriu muitos peixinhos, peixões, sardinhas e tubarões.
Um dia, o nosso ratinho pensou que tinha encontrado uma ilha mito feia, mas descobriu que era uma baleia, que com a sua cauda, mexia a água do mar que os outros barcos e ele se iam afogando.
A baleia, olhou para o nosso amiguinho e pensou que o podia comer. Ele era tão apetitoso… e engoliu o ratinho com barco e tudo.
Dentro da barriga da baleia, era tudo muito escuro e sujo. O ratinho estava assustado e não sabia como sair dali. Pensou um pouco e pegou no seu remo e começou a picar a barriga da baleia.
A baleia cheia de dores começou a nadar com muita pressa e foi parar a uma praia e ao abrir a boca para gritar, o ratinho aproveitou para fugir e saltou para a praia.
Na praia, o ratinho encontrou muitas conchas, arvores, folhas, flores, algas, conchas pequenas, gaivotas, muita areia e decidiu construir uma casinha com as conchas que encontrou.
A sua casa era muito bonita, utilizou os palitos para fazer as janelas, a folha para a porta, uma flor para a cama e para descansar melhor ele colocava conchinhas pequeninas nos olhos.
O nosso ratinho estava muito longe da sua terra, num lugar que não conhecia, sem amigos, nem nada para comer. Vamos então descobrir onde o ratinho foi parar, que amigos conheceu, que comida tinha para comer.
…agora vamos inventar a continuação desta história e construir, em casa com os pais, um barco como o ratinho, utilizando outras coisas…

Sem comentários: