quinta-feira, 26 de março de 2009

Almeida Garrett

Nas aulas de Língua Portuguesa estudámos o texto dramático “Falar Verdade a Mentir” de Almeida Garrett.

Relembremos alguns aspectos da vida e obra deste autor:

- Nasceu em 1799 no Porto e faleceu em Lisboa em 1854;

- Na infância recebeu uma formação religiosa e clássica.

- Foi o introdutor do Romantismo1 em Portugal onde se iniciou com os poemas Camões e D. Branca.

- Grande impulsionador do teatro em Portugal, foi ele quem propôs a edificação do Teatro Nacional de D. Maria II e a criação do Conservatório de Arte Dramática.

- No século XIX e em boa parte do século XX, a obra literária de Garrett era geralmente tida como uma das mais geniais da nossa língua, inferior apenas à de Camões. A crítica do século XX (notavelmente João Gaspar Simões) veio questionar esta apreciação, assinalando os aspectos mais fracos da obra garrettiana.

Deixou um importante trabalho no campo da literatura. Citemos algumas das suas obras:

O seu browser pode não suportar a apresentação desta imagem.Poesia:

  • “Romanceiro”
  • “Flores sem Fruto”
  • “Folhas Caídas”

Prosa:

Teatro:

  • “Falar Verdade a Mentir”
  • “Um Auto de Gil Vicente”
  • “O Alfageme de Santarém”
  • “Frei Luís de Sousa”

Falar Verdade a Mentir” é uma divertida comédia de Almeida Garrett, o renovador do teatro em Portugal. É uma crítica cómica à sociedade da altura e, ainda hoje, conserva o seu humor refinado. Com um único acto e dezasseis cenas, conta a história de um jovem que é um mentiroso compulsivo, Duarte. Este está à beira de casar com Amália, cujo pai não aceita mentirosos no seu seio familiar.

É através das repetidas mentiras de Duarte que a acção vai avançando. A personagem de José Félix, juntamente com a criada Joaquina, sua noiva, é também muito importante, pois dão cobertura às mentiras de Duarte perante o seu futuro sogro.

No momento em que se receia que Duarte seja desmascarado e que, por fim, não se efectue o matrimónio, a personagem do General Lemos vem solucionar o conflito, devolvendo a serenidade no desenlace.

1 Romantismo: É normalmente encarado como um movimento oposto ao Neoclassicismo, por ser uma reacção à excessiva racionalidade clássica, negando os princípios de harmonia, ordem e proporção.

Dinis Santos, n.º 5, 8.º DProf.ª Luísa Pintado, Língua Portuguesa


Sem comentários: